jusbrasil.com.br
16 de Dezembro de 2018

Regras para aposentadoria

Conheça as regras para aposentadoria e saiba qual é o seu caso

Katyusca Rocha, Advogado
Publicado por Katyusca Rocha
há 8 meses

Existem várias regras para aposentadoria, existem as criadas para determinados profissionais, a regra baseada no tempo de contribuição ou até mesmo baseada na idade. Por isso, na hora de se aposentar surgem muitas dúvidas e os trabalhadores ficam sem saber qual regra devem seguir.

Saiba mais sobre cada uma abaixo:

Regra por pontuação 85/95

Foi criada para acabar com o desconto do fator previdenciário ao completar uma pontuação mínima corresponde a soma do tempo de contribuição com a idade. A soma total deve ser de 85 pontos para a mulher e 95 para o homem.

Para exemplificar:

João tem 60 anos de idade e 35 anos de contribuição. Se a gente somar a idade com o tempo de contribuição (60 + 35 = 95) teremos 95 pontos e o valor necessário para se aposentar pela regra da pontuação e ter o seu benefício integral.

A partir de 31 de dezembro de 2018 está regra aumentará 1 ponto a cada dois anos, ou seja, a soma da idade e do tempo de contribuição devem ser de 86 pontos, se mulher, e 96 pontos, se homem. Atingido a pontuação 90/100 em 2026.

É possível se aposentar antes de alcançar estes pontos, mas saiba que terá o benefício concedido com desconto.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Neste caso o benefício é concedido com base no tempo de contribuição, e não pela idade. No entanto, quanto menor for a idade do beneficiado maior será o desconto do fator previdenciário. É necessário 30 anos de contribuição para a mulher e 35 anos de contribuição para o homem com carência mínima de 15 anos.

Aposentadoria por idade

Quando o benefício é concedido com base na idade e não há o desconto do fator previdenciário. A idade mínima é de 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens com carência de 15 anos e todas as contribuições devem estar em dias.

Aposentadoria especial

Benefício que concede uma vantagem aqueles que trabalham em ambientes insalubres ou expostos a agentes nocivos comprovados por meio de laudos específicos. É necessário o mínimo de 25 anos de contribuição e não exige idade mínima, não havendo o desconto do fator previdenciário.

Aposentadoria do professor

Possui uma vantagem em relação aos demais, o de se aposentar com 25 anos de contribuição, se mulher, e com 30 anos de contribuição, se homem. Além disso, a regra de pontuação também é diferenciada, sendo de 80 pontos para a mulher e 90 pontos para o homem.

É importante lembrar que este benefício só alcançam aqueles professores que lecionam no ensino básico, fundamental, médio e técnico.

Conclusão

Considerando que existem diferentes regras para a aposentadoria faz-se necessário identificar a melhor opção. Não existe uma regra melhor para todos, por isso, o melhor é sempre buscar a orientação de um bom profissional.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)